Central Sindical
 
 
UNIÃO SINDICAL DOS TRABALHADORES
 
 
 
 
 




 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

UST e movimentos populares marcam 1º de Maio de luta
em Vitoria - ES

UST e movimentos populares promovem ato conjunto em comemoração ao Dia do Trabalhador e da Trabalhadora no 1º de Maio (sexta), a partir das 9 horas, com tradicional corrida do trabalhador no centro de Vitoria. Iniciamos com a corrida a tradicional corrida dos Trabalhadores, com participação dos aposentados, pessoas com necessidades especiais e crianças, em seguida a manifestação de repudio ao governo sobre as MPs 66 e 665 e a pratica dos cortes orçamentário e investimentos, o ato aconteceu na Praça Moscoso em Vitoria e foi organizada por sindicatos da região em conjunto com a UST do Espirito Santo. Com faixas e bandeiras, os trabalhadores deixaram o recado de suas principais reivindicações, com crítica ao governo do (PT) e os cortes orçamentários que estão sendo feitos em áreas sociais como saúde e educação. A luta dos professores em greve em, pelo menos, 6 estados do país, foi lembrada pelos manifestantes.

 
 
 
SECTTI reúne centrais sindicais para criar projetos que atendam jovens
A Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação e Trabalho – SECTTI reuniu no último dia 23 de fevereiro de 2015, todas as centrais sindicais existentes no Estado do Espírito Santo, entre elas a União Sindical dos Trabalhadores do Espírito Santo –UST-ES, para propor e discutir desenvolvimento de projetos que atendam a população trabalhadora de baixa renda em áreas de riscos. O Secretário Guerino Balestrassi sugeriu às sindicais a criarem projetos tecnológicos que atendam jovens de 16 a 23 anos de idade, classe mais visada pela violência das drogas. O presidente da UST-ES, Zivan Roque Tavares disse que a sua entidade já está realizando pesquisas em diversos bairros da Região Metropolitana da Grande Vitória (integrados pela Capital, Vila Velha, Cariacica, Serra, Viana, Guarapari e Fundão), para saber o que os jovens pensam e o que pretendem ser no futuro. O secretário Balestrassi foi bem claro em dizer que “o governo não quer formar pedreiros e carpinteiros, e sim tecnólogos do futuro”. A reunião aconteceu na SECCTTI, no bairro Mata da Praia, em Vitória –ES.
O presidente da UST-ES, Zivan Tavares e o secretário Guerino Balestrassi.(foto de Paulo César Dutra).
 
 
Governador Paulo Hartung
 
convoca Centrais Sindicais
 
para plano emergencial
 
contra falta de água
 
   

O governador do Espirito Santo, Paulo Hartung (PMDB), reuniu-se nesta segunda-feira, dia 02 de fevereiro de 2015, das 10 às 12 horas, com as Centrais Sindicais do país que atuam no Espírito Santo, a União Sindical dos Trabalhadores –UST/ES, representada pelo presidente Estadual Zivan Roque Tavares e a Central Brasileira do Aposentado, Pensionista e Idoso CBAPI-UST, representada pelo vice-presidente de Comunicação, Paulo César Dutra, para discutir os efeitos da estiagem que atinge o Espírito Santo e pedir apoio dos trabalhadores. O intermediário da convocação das entidades foi o secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, João Coser (PT), que participou da reunião e coordenou o encontro. As Centrais ouviram primeiro a avaliação do governador sobre a estiagem no estado, fazendo referências principalmente ao município de Guarapari, sobre a falta de água naquela região, que recebe os turistas durante o verão. O vice-governador César Colnago (PSDB) esteve presente também. As Centrais Sindicais fizeram as suas propostas sobre como combater este problema e assumiram o compromisso de manter o assunto nas suas agendas. O governador agradeceu a presenças das Centrais e disse que conta com elas para buscar soluções compartilhadas que possibilitem acabar com a crise da escassez de água, enfrentada pelos Capixabas. A reunião aconteceu no gabinete do governador no palácio Anchieta, na cidade alta, Centro, em Vitória, no Espírito Santo.

 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
 
 
 
 
 
                
 
 
Feliz Dia dos Professores!
Zivan Tavares
Presidente 
UST/Espirito Santo
Obrigado  Professor
Obrigado por fazerem do aprendizado não um trabalho, mas um contentamento. Por fazerem com que nos sentíssemos pessoas de valor. Por nos ajudarem a descobrir o que fazer de melhor e, assim, fazê-lo cada vez melhor. Obrigado por afastarem o medo das coisas que pudéssemos não compreender, levando-nos, por fim, a compreendê-las… Por resolverem o que achávamos complicados… Por serem pessoas dignas de nossa total confiança e a quem podemos recorrer quando a vida se mostrar difícil… Obrigado por nos convencerem de que éramos melhores do que suspeitávamos.

Sindicatos dos Bombeiros Civil Espirito Santo

Chapa única eleita, liderada por Zivan Tavares

Bombeiros Civil do Espirito Santo referendaram o projeto político

da direção eleita na última sexta-feira 16 de maio de 2014.

Compareceram às urnas mais de 58,9% dos bombeiros aptos a votar. A chapa 1 - única - da UST, encabeçada pelo presidente eleito Zivan Tavares, recebeu apoio por unanimidade dos votos válidos, esta votação representa nossa responsabilidade na busca de novas conquistas. Queremos os trabalhadores participando e valorizando esta ferramenta de conquistas que é o Sindicato. A eleição contou coma presença do companheiro Carlos Borges Presidente Nacional da UST, o companheiro o Presidente Derivaldo Alves da Fenabci - Federação Nacional dos Bombeiros Civis e companheiro Amauri do Sindicato dos Contadores do Espirito Santo.
O Presidente Zivan, destaca que a eleição foi um importante termômetro ao demonstrar que os trabalhadores vão participar do sindicato para ampliar a várias ações promovidas pela entidade. Com a nova Diretoria eleita voltou credibilidade na base na luta por acordos com reajustes salariais acima da inflação e avanços em questões básicas.
Foi uma eleição que deu grande visibilidade e consolida as bandeiras de luta da Central UST no Estado com a continuidade do processo de renovação do movimento sindical, que desafia a investir cada vez mais em formação politica dos bombeiros civil, que já está previsto curso de formação pelo Presidente Derivaldo da Fenabci, logo após a Copa do Mundo.
 
       

      
 

UST Espirito Santo
realiza tradicional
1º de maio  
 
No Dia do Trabalho, a UST ES realizou uma festa para os trabalhadores e seus familiares em Vitoria, no centro da cidade, com corrida e caminhada, sob a coordenação do presidente Zivan, mais de 10.000 pessoas participaram dos eventos, parabéns aos apoiadores que investiram na festa nos trabalhadores e aos organizadores.

Corrida e caminhada em homenagem ao Dia do Trabalhador estão com inscrições aberta e gratuita

Aconterá no dia 1º de maio de 2014 a Corrida e Caminhada em homenagem ao dia do Trabalhador, é um evento gratuito e aberto ao público, promovido pela Central Sindical UST - ES. A iniciativa busca difundir e promover a integração do trabalhador e seus familiares na pratica esportiva.
As inscrições para a corrida são gratuitas e podem ser feitas na UST ES, até o dia 25 de abril de 2014, os atletas inscritos ainda receberão o Kit e uma medalha de participação além de todo o suporte e estrutura no percurso do evento. (ambulância - para médicos – agua para hidratar). O evento é popular e democrático e esta aberta à participação dos ciclistas, motoqueiros, esqueitista profissional e amadores.
O objetivo do evento é promover e incentivar a prática esportiva e a integração entre crianças, jovens, adultos, idosos, mulheres e homens, atletas amadores e profissionais da população do Espirito Santo.
Venha participar, você e sua família da Caminhada e Corrida, que manterá o incentivo e à prática do esporte como atividade física regular e manutenção da saúde dos participantes.
   ganha saúde com a prática do esporte
 

1º Corrida e Caminhada do Trabalhador - 2014
Para o ano de 2014 estamos organizando a 1º Corrida e Caminhada do Trabalhador, que será realizada no dia 1º de Maio de 2014, data em que se comemora o Dia do Trabalho, com largada na Praça do Papa, passando pela belíssima Avenida Beira Mar chegando ao Parque Moscoso, local em que uma ampla programação se realizará.  Este é o terceiro ano em que a União Sindical dos Trabalhadores – Espírito Santo (UST-ES) proporciona um dia de lazer e entretenimento para os trabalhadores e suas famílias.   
*No primeiro ano a Atividade a comemoração do dia do Trabalhador foi realizada no Estádio da Desportiva Ferroviária, Jardim América, Cariacica-ES, onde como marco principal foi o Esporte. Recebemos cerca de 10.000 mil pessoas, trouxemos o time de base do Vasco da Gama (RJ), Time de base do Botafogo (RJ), Vitória Futebol Clube e Desportiva Ferroviária. Além do Futebol de Campo tivemos várias atividades esportivas diversificadas, gincanas, malabares, sorteios de brindes e participação de músicos locais.
 *  No segundo ano a UST-ES, realizou as ações no Parque mais charmoso da Cidade “Parque Moscoso”, atraindo cerca de 15.000 famílias. Consideramos conveniente convidar os trabalhadores e suas famílias há passar o dia no Parque mais antigo da cidade (1912), pois o mesmo situa-se no centro da cidade possui um sinuoso lago de peixes e ilhas, cortado por pontes, possui uma Academia Popular para Idosos, têm 24 mil metros quadrados de área, muitas arvores, quadras esportivas, brinquedos, constituindo-se um ambiente de tranquilidade em meio a correria do centro da metrópole. Outro ponto a ser considerado é o palco que é baseado em uma charmosa Concha Acústica, sediando inúmeros espetáculos, temos sinal de internet livre, placas de sinalização paisagística, que permite ao visitante um belo dia de lazer, por si só. Na programação de 2013 tivemos campeonatos esportivos, recreação, sorteios, show com bandas Estaduais e Nacionais.
*  Já no Terceiro ano (2014) como novidade teremos a 1º Corrida e Caminhada do Trabalhador e suas famílias, como ponto inicial de atividades. Ampliando as ações para completar teremos o Caminhão do SESI, Programa Cozinha Brasil, dando oficinas para o público presente, campeonatos dentro do Parque Moscoso, distribuição de lanches, sorteio de brindes, entrega de premiações, prestação de serviços de utilidade pública, atividades culturais e recreativas, serviços voltados à economia solidária, shows na concha acústica com bandas de congo, grupos de samba e muito mais.

Visitem o Parque Mais charmoso da Cidade: 
Avenida República, Bairro Parque Moscoso, Vitória-ES
Tel. (27) 3381.6819 e 3382.6568. 
Funcionamento: terça a domingo das 5 as 22horas

 
Zivan Tavares
Presidente da UST-ES  
 
José Luiz Brandão
 Assessor de Corridas 
 
Rozi de Sá   Produção

A 1º Corrida do Trabalhador e Sua Família contará com a participação de atletas Paraolímpicos.
Sabendo que os Jogos Paraolímpicos ou Paraolímpicos são o maior evento esportivo mundial envolvendo pessoas com deficiência, a UST-ES, vem destacar a importancia deste público na 1º corrida do Trabalhador e sua Família no Parque Moscoso, dando destaque especial para este público, recebendo-os e incluindo uma premiação em dinheiro para os participantes, sendo destaque em primeiro, segundo e terceiro lugar, na Corrida a ser realizada no dia 1º de Maio de 2014 “Dia do Trabalhador”.

O esperiente Sr.José Luiz Brandão, especialista em corridas foi quem nos abriu o olhar para esses atletas, com algum tipo de deficiências físicas (de mobilidadeamputaçõescegueira ou paralisia cerebral), além de deficientes mentais.

Entenda o processo: Os primeiros jogos Paraolimpicos foram realizados pela primeira vez em 1960 em RomaItália, têm sua origem em Stoke Mandeville, na Inglaterra, onde ocorreram as primeiras competições esportivas para deficientes físicos, como forma de reabilitar militares atingidos na Segunda Guerra Mundial.

Segundo o Sr. José Luiz Brandão, assessor de corrida no Espírito Santo, vinte e oito modalidades compõem o programa dos Jogos Paraolímpicos, sendo que vinte e cinco já foram disputadas, duas irão estrear na edição de 2016 e uma não tem previsão para a inclusão. Além de modalidades adaptadas, como atletismonataçãobasqueteboltênis de mesaesqui alpino ecurling, há esportes disputados exclusivamente por deficientes, como bochagoalball e futebol de cinco. O Brasil estreou as modalidades Paraolimpicas em 1976 e conquistou sua primeira medalha na edição seguinte. Em 2008, pela primeira vez encerrou uma edição entre os dez primeiros no quadro de medalhas, ficando em nono lugar com 47 medalhas. Os nadadores Clodoaldo Silva e Daniel Dias e os corredores Lucas PradoÁdria Santos e Terezinha Guilhermina são alguns dos destaques paraesportivos do país. Portugal também tem obtido bons resultados, com destaque para a natação e a bocha, que deram seis das sete medalhas do país em 2008. Angola compete apenas desde 1996, mas já conquistou seis medalhas, todas no atletismo.

Estamos á disposição para maiores esclarecimentos,

Assinado Convenção Coletiva de Trabalho 2013/2015
 
SINDICATO DOS TRABALHADORES BOMBEIROS CIVIS PROFISSIONAIS DAS EMPRESAS TERCEIRIZADAS NO ESTADO DO ESPIRITO SANTO - SINDBOMBEIROS-ES

A Mesa foi composta pelo vereador Vinicius Simões (PPS) e pelo: presidente do Sindicato dos Guarda-vidas do Espírito Santo, Ventuir Sabino, subcomandante do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros, Major Benício Ferrari, representante da UST - União Sindical dos Trabalhadores, Rose de Sá, procurador da Prefeitura Municipal de Vitória, Eron Heringer , chefe de equipe do Serviço de Salvamento Marítimo da Secretaria Municipal de Saúde, Klaussos Kal Martins e  pela subsecretária de Segurança Urbana de Vitória, Luciana Fiorin.
 
O presidente do Sindicato dos Guarda vidas do Espírito Santo e Vice Presidente da Central Sindical UST ES Ventuir Sabino, destacou a importância do trabalho dos guarda vidas “Tenham certeza de que este é um momento histórico para nós. Muita coisa começa a mudar a partir de agora, aliás, no intuito de achar uma solução para as carências desta categoria para que possamos oferecer a segurança que as pessoas precisam e pela qual confiam o nosso trabalho”, afirmou o líder sindical.



Sindicato dos Guarda vidas na Audiência pública  
para discutir as condições de trabalho
 
Câmara Municipal de Vitória - ES realizou, na tarde desta sexta-feira (22), audiência pública para discutir as condições de trabalho dos guarda-vidas que atuam no município de Vitória, com a participação dos companheiros: Presidente UST-ES Zivan Tavares, Vice-Presidente Ventuir Sabino e a Assessora direta Rozi de Sá.
Os representantes da categoria fizeram suas reivindicações básicas:
1- A regulamentação da profissão para garantias dos direitos sociais;
2- Organizar a escala;
3- Fim das condições precárias de trabalho, aquisição de equipamentos;
4- Protetor solar a kits de primeiros socorros, guarda-sóis;
5- Ambulâncias fixas nas proximidades dos pontos de observação;
6- Reforma e construção dos postos de operações.
.                                .
Foto: Rozilene de Sá

Nota de solidariedade a Alexandre Lima

A Diretoria da UST Espirito Santo vem por meio desta nota, prestar solidariedade a Alexandre Lima, pois o Secretário de Cultura da Prefeitura de Vitória, Alexandre Lima passou mal no último dia 29, durante uma reunião na prefeitura para definir a programação de fim de ano na Capital. Na terça-feira, 3, após sentir-se mal novamente, o secretário procurou um médico da família. Foi quando detectaram um problema de trombose e ele foi encaminhado para o Hospital Evangélico, em Vila Velha. No mês passado estive em reunião com o mesmo para tratar de assuntos provenientes a Grande Festa do 1º de Maio e o mesmo com muita disponibilidade nos recebeu com muita atenção e prontamente se propôs a contribuir com as ações da programação.  Em reconhecimento a este TRABALHADOR, que passou mal trabalhando a serviço o Município de Vitória, enquanto Secretário de Cultura deixamos aqui nosso apresso.
A última notícia que temos é que o mesmo apresentou uma melhora importante no quadro de infecção respiratória, diagnosticada na última sexta-feira (13), de acordo com um dos médicos que acompanha o paciente, o cardiologista Dr. José Carone Júnior. Apesar da melhora, Alexandre continua em estado grave e em coma.  Amigos do secretário de cultura de Vitória começaram uma corrente nas redes sociais, na torcida por uma melhora de Alexandre. Uma foto do secretário é substituída pela foto do perfil nas redes, acompanhada da hashtag , em acordo com esta iniciativa, também postamos imagem do mesmo em nossa rede social.                  Zivan Tavares Presidente UST Espirito Santo