Central Sindical
 
 
UNIÃO SINDICAL DOS TRABALHADORES
Roberto Guida Presidente do Sindicato das Domésticas de Imperatriz - MA.

PEC das domesticas prevê benefícios para empregadas

 “Existe uma informalidade muito grande. É uma categoria que a maioria não tem estudo, existe uma exploração muito grande no nosso meio”, desabafa o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Domésticos, Roberto Guida. Ele não acredita que a lei passe a valer de imediato, e afirma que a categoria nunca recebeu apoio do poder público em Imperatriz. “Nunca nos chamaram para nenhuma audiência, não temos ajuda de ninguém, nunca tivemos reconhecimento. É muito complicada a nossa situação, mas temos esperança que algo novo surja”. Apesar disso, ele reconhece que as irregularidades acontecem, muitas vezes, porque as próprias empregadas não buscam o seus direitos. “Nós não podemos fiscalizar dentro das residências, se elas não reclamarem e se revoltarem não podemos fazer nada. Mas elas são inibidas a não procurar seus direitos, elas ficam com medo dos patrões e não procuram. São humilhadas, ainda existe um sistema escravagista nessa categoria. Mas, 95% das empregadas que buscam o nosso sindicato conseguem reaver os seus direitos”.






 
UST - Maranhão amplia sua campanha de filiação visando novos lideres sindicais e sindicatos, tem como principais lutas de sua bandeira, o movimento sindical também dando destaque aos  movimentos sociais do Maranhão.
Temo como luta os movimentos: da Mulher, Juventude, Sindical, aposentados, Negro e o Rural. Queremos e somar com os companheiros para dar mais força aos movimentos. Se você simpatiza com algumas dessas lutas então filia-se a UST, teremos o maior prazer em recebê-lo.

Roberto Hylle

UST - Maranhão
roberto@ust.org.br


Encontro Estadual do Maranhão

Em continuidade ao programa de encontro Estaduais, o presidente da UST, Carlos Borges, participara em outubro de 2012 de encontros das Executivas Estaduais do Maranhão.. Na agenda estão os sindicatos filiados a UST, reuniões e entrevistas aos Jornais locais.
O objetivo é debater a continuidade da campanha de filiação nos Estados e fortalecimento do seu papel de representação das entidades sindicais e dos trabalhadores no topo da estrutura sindical, com ações políticas nacionais, na defesa dos interesses do trabalhador.Convidamos os companheiros a participar das as agendas dos encontros nos Estados, para fazer da historia na construção de uma Central Sindical forte.




 
 
 







 


Carlos Borges
Presidente Nacional

 
.                                .