Central Sindical
 
 
UNIÃO SINDICAL DOS TRABALHADORES
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
 
 
 




      
      

Central Sindical UST disputa eleição no SINDAVE em Sidrolândia - MS

   

No dia 27 de abril, acontecem as eleições para a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores da alimentação em Sidrolandia – Mato Grosso do Sul. A Chapa 2 de oposição, apoiada e composta por operários que defendem a UST,  encabeçada pela companheira Lurdinha, como candidata a Presidente e Geová Antunes, vice Presidente.

SINDAVE na cidade Sidrolândia, sede do sindicato que conta com 1.300 filiados e possui na sua base 5.000 trabalhadores. O Tribunal Regional do Trabalho autorizou a realização de eleição, antecipou um ano da data regulamentar da mesma. O pleito está marcado para o dia 27 de abril. Essa semana acontecerá o registro das chapas. Um grupo de trabalhadores tem pautado os nomes da Lurdinha, como candidata a Presidente e Geová Antunes, vice, os dois fazem parte do grupo que contestou o resultado do pleito anterior com denúncia de fraude que alteraram o resultado, que teriam ganho na contagem dos votos válidos em três urnas e protocolado pedido de impugnação na quarta urna.

 A eleição autorizada pelo TRT servirá para passar a limpo a vontade dos trabalhadores. "Todos os solidários e simpatizantes da chapa 2 poderão dar o grito da vitória preso a três anos", disse Geová Antunes. Os membros da futura Chapa 2 tem procurado filiados e demais trabalhadores do JBS, Seara, para apresentar suas propostas, entre elas, antiga reivindicação da classe que visa a instalação de uma linha com micro ônibus para circular entre Sidrolândia e Campo Grande duas vezes por semana.

A principal bandeira e desejo dos filiados recai sobre a proposta que tem tomado corpo com grande adesão refere ao Programa de Habitação Familiar, somado a isso, propõem também a realização de Cursos de qualificação profissional, aquisição de uma ambulância própria para o Sindicato, além da instalação de uma farmácia. Figura entre as propostas uma que tem sido bem comentada que é a construção da Creche para atender as crianças das mães trabalhadoras.

Outro clamor dos associados é a área de lazer com campo de futebol e churrasqueiras para a realização de festas e eventos. Na expectativa do registro da chapa e iniciarem a campanha, Lurdinha e Geová fazem questão de registrar que o principal objetivo do grupo é garantir os direitos trabalhistas de seus filiados, para tanto, contam com o apoio da Federação que tem como Presidente Sandro Fantini e do fundador da Central no Estado, e seu primeiro Presidente, Edilso Vieira, ele atualmente ocupa o cargo de vice presidente da Nacional, além do suporte jurídico administrativo, ambos fazem questão de registar que a Central Sindical UST não possui vinculo politico partidário, e sim, estarem ao lado dos trabalhadores nas questões sociais e trabalhistas. "Essa eleição será disputada no voto, na qualidade e consistência das propostas. Não permitiremos fraudes, estamos atentos e vigilantes, qualquer desvio tomaremos as providências cabiveis para que o principal interessado, o trabalhador, não seja prejudicado, tanto eles, quanto a Central Sindical estarão atentos e vigilantes para que o SINDAVE possa ter as conquistas que merecem." Disse Edilso Vieira.

No sábado correu rumores de que o JBS teria despedido Lurdinha, esse fato inviabilizaria o registro do seu nome como candidata a Presidente, "Isso acontecendo fortalecerá mais ainda nosso grupo com aumento da disposição para trabalhar, divulgar nossas propostas e vencer a eleição." Disse Lurdinha.


UST Mato Grosso do Sul

Por uma Central Sindical à altura
das necessidades da classe trabalhadora
Durante o dia 19 de novembro 2016 foi realizado o I Encontro Estadual da Central Sindical UST - Mato Grosso do Sul, organizado pelo Presidente Sandro Fantini, com participação especial do Professor Biffe, e com a presença do Edilso Vieira e de Lideranças sindicais e movimentos sociais, presentes cerca de 100 COMPANHEIRAS E COMPANHEIROS. 
A atividade discutiu temas como a conjuntura nacional e as alternativas para os trabalhadores diante da realidade econômica e politica que exige o fortalecimento e unidade das lutas para enfrentar a crise imposta pelo governo. Dessa forma, ocorreu discussão e debates, o que colaborou para que aprofundassem questões como o enfrentamento necessário ao governo, contra o avanço da Reforma Previdenciária e a PEC 241/55, que vem intensificada com o avanço da direita.
O encontro debateu orientação política para enfrentar a crise econômica e política. Sabemos que para manter seus lucros, os patrões estão jogando seus efeitos da crise sobre a classe trabalhadora. Retirada de direitos, demissões, aumento da terceirização, férias coletivas e layoff são alguns dos ataques da patronal.
Foi diante dessa realidade que o I Encontro da Central Sindical UST do Mato Grosso do Sul, teve a oportunidade importante para discutir uma política e um projeto da Central de enfrentamento a esse cenário, pois a tendência é que esses efeitos da crise se aprofundem. No entanto, embora tenhamos tido a participação de trabalhadores de diversos setores que têm participado dos enfrentamentos e das lutas.
O Presidente Carlos Borges fez avalição da UST, entendemos que somos pequenos frente às demais centrais, mas não concordamos com a passividade das demais centrais governistas. Somos o único capaz de levar às últimas consequências as demandas da classe trabalhadora, por mantermos a independência frente aos patrões, partidos políticos e ao governo.
Portanto, devemos estar na vanguarda desse processo e sem manter ilusões nas direções governistas. Somente quando a classe trabalhadora, independente das centrais pelegas e burocrática, se mobilizar é que seremos vitoriosos, esperar que essas centrais governistas deem a dinâmica para a construção da greve geral é ficar na dependência de sua política, temos que contribuir para que a classe trabalhadora se arme com uma política de combate aos ataques dos governos, da patronal e da burocracia sindical.
 



 

Sandro Fantini toma posse e reafirma a unidade na luta pelos direitos dos trabalhadores

Sandro Fantini, foi homenageado na posse da Presidência da Central Sindical UST Mato Grosso do Sul, que aconteceu na Câmara Municipal de  Amambai no dia 19 de abril de 2016, contou com as presenças do Presidente da Câmara o vereador Anilson Prego e do Ex Deputado Federal Antônio Carlos Biffe.

A cerimônia foi marcada por um ato político que expressava o avanço da unidade na luta pelos direitos dos trabalhadores e em especial, Homenagem aos povos Indígenas.

O Presidente da UST, Carlos Borges, falou em referência ao dia do Índio, para lembrar as lutas indígenas no Brasil e fez um resgate da trajetória da UST, da necessidade de buscar unidade entre os diferentes setores na luta por unidade contra o Ajuste Fiscal que retiram direitos dos trabalhadores.

Foram unânimes as intervenções em defesa da unidade e disposição para enfrentar a dureza, em meio à crise econômica mundial, destacaram a importância da política na busca por melhores salários e ampliar os direitos.

A atividade foi encerrada com pronunciamento do Presidente Fantini, já empossado lembrou o caminho da luta para enfrentar os pequenos e grandes desafios. Nesse último período, tivemos grandes exemplos de mobilizações que garantiram a manutenção e ampliação de direitos, mesmo com toda a pressão da crise.

 
 

           

 

1º Debate da conjuntura Política Nacional

 

 

Mato Grosso do Sul
 
Convite
 

O Presidente Carlos Borges da Central Sindical UST, convida o publico para o Debate da conjuntura politica nacional e previdenciária, aposentadoria e pensionista, você dará uma valiosa contribuição para a conquista de um país justo, soberano e democrático; um Brasil para os trabalhadores.

A nova diretoria da UST Mato Grosso do Sul tomará posse no dia 18 de dezembro. A cerimônia de posse acontecerá na cidade de Amambai, às 19 horas, com a presença de convidados, autoridades, impressa e Familiar dos novos integrantes.  A cerimônia será aberta ao público e estende o convite a todos os que queiram celebrar este momento especial para a classe trabalhadora. Após a palestra de abertura de lideres Sindical e autoridades, será oferecido jantar confraternização aos presentes.

Estendemos o convite para o dia 19 sábado às 9 Horas com a Reunião da Diretoria da UST Mato Grosso do Sul, com a posse das Diretorias Regionais e Municipais onde será oferecido almoço aos lideres e trabalhadores e familiares.

As novas diretorias tem o compromisso filiar sindicatos para lutar na defesa da classe dos trabalhadores e assume com a promessa de honrar os compromissos de lutar pelos direitos dos trabalhadores.

Contamos com o esforço de todos e todas para o êxito desse acontecimento sindical no Mato Grosso do Sul e o crescimento da Central Sindical UST em nosso país

 
      Programação:
 

 18/12 – sexta-feira

   Noite: solenidade de abertura e posse na, às 19 horas e Jantar.

   Local: cidade de Amambai - Centro

 

19/12 – Sábado

   Manhã: posse das Diretorias Regionais e Debate Politico conjuntura política nacional, às 9 horas.

   Almoço: previsto para 13 horas

   Tarde: Debate Aposentadoria e Pensionistas

   Noite: Palestra e Debate Político Nacional e Jantar Dançante

   Local: cidade de Amambai  - Centro

 

20/12 – Domingo

   Manhã: Aldeia Indígena:  Aposentadoria e Pensionista

   Tarde: Encerramento com Debate Política Indígena


 
 
Nova direção do Sindicato dos Motos Taxistas
 

Eleito companheiro Luciano para presidir  a diretoria do Sindicato é do Moto Taxista Corumbá – MS,  em 25-08-2015, que vai comandar a entidade e assume a presidência com a presença do Vice Presidente da UST municipal de Corumbá Anderson Salles. A união dos companheiros ajuda a construir a luta dos trabalhadores e avançar nas conquistas dos Motos Taxistas.

O Sindicato é importante porque reflete a confiança dos trabalhadores na atual faz mais fortes para prosseguir na luta pela organização da categoria, pela melhoria nas condições de trabalho, mais avanços sociais e também por uma sociedade justa, livre e democrática.

 
Diretoria reeleita da Colônia de Pescadores de Corumbá toma posse

A cerimônia de posse da diretoria da Colônia de Pescadores em Corumbá acontece neste sábado (11 de abril de 2015), o evento de posse à diretoria eleita, confirma Luciene de Lima como presidenta da entidade representativa dos pescadores no município.   Os diretores eleitos e ressaltaram a atuação da colônia que vem realizando importantes trabalhos no sentido de valorizar o pescador de Corumbá.

A UST Mato Grosso do Sul parabeniza a entidade pela forma democrática como encaminhou o processo eleitoral, deseja mais sucesso à direção, colocomos a UST à disposição da categoria para discutir, elaborar e executar projetos na área pesqueira a que venham beneficiar a classe dos trabalhadores e a comunidade. 

               
Ernandes toma posse como a 1ª presidente de São Gabriel do Oeste - MS

O líder Sindicalista Ernandes Jesus, foi nomeado presidente da UST provisória de São Gabriel- Mato Grosso do Sul. A solenidade ocorreu om a presença do Presidente Nacional Carlos Borges e Presidente Estadual da UST - MS Edilso e contou com os companheiros da região, na ocasião, foram apresentados os novos membros da diretoria para a gestão da Central.

Ernandes afirma que empenhará com garra e dedicação à frente da Central Sindical, vamos avançar na luta e para isso é fundamental coragem para mudar o que for preciso, o que não estiver dando, isso será bom para as tendências e para a organização da classe dos trabalhadores.

        

Toma posse a Diretoria Municipal de Corumbá

A solenidade com a presença dos presidentes de sindicato filiados a UST

Aconteceu na tarde da sexta-feira, dia 6 de março 2015, na câmara Municipal de Corumbá-MS a solenidade de posse da diretoria municipal, a posse teve início às 15 horas e reuniu diversas lideranças do movimento sindical; presidentes de sindicatos, familiares e amigos dos diretores e Cristina Lanza – professora universitária e vereadora.
O líder sindical, Ismael Ramos foi empossado Presidente da Diretoria de Corumbá, com seu Vice Presidente Anderson Salles, o presidente agradeceu todos os companheiros que participaram da posse e depositaram confiança nesta gestão que inicia com 4 filiação de sindicatos importantes de Corumbá.  Carlos Borges, presidente nacional da UST e Edilso Vieira Presidente da UST Mato Grosso do Sul deram posse aos companheiros e declarou que é vitória da classe trabalhadora, e ela será completa se houver união no movimento sindical, precisamos trabalhar na construção do sindicalismo, só assim teremos mais respeito e qualidade na Central Sindical UST, vamos trabalhar com a confinação na capacidade de articulação e mobilização dos nossos companheiros. Estamos  bem representado!!!


   

 
Sindicato dos Motos Taxi de Corumbá filia-se à UST
 
moto taxi passara a compor o quadro de sindicatos filiados à UST-MS.

 ASSIS PRESIDENTE - ANTONIO -  ISMAEL RAMOS

A filiação do Sindicato dos Moto Taxi corresponde à compreensão do projeto político sindical promovido pela UST, que defende a unidade dos trabalhadores, a filiação do sindicato significa o apoio ao fortalecimento e representatividade da Central no Mato Grosso do Sul e do movimento sindical brasileiro na luta pela conquista das lutas da classe trabalhadora  no país.  A UST dá as boas vinda a seus diretores, bem como aos trabalhadores que compõem a sua base, para as entidades que chegam a filiação é a garantia de um sindicato forte, combativo e articulado com outras categorias na defesa dos direitos da classe trabalhadora

         

Colônia de Pescadores Corumbá está filiada a UST

Colônia de Pescadores de Corumbá-MS realizam um momento histórico, filiou á UST, para melhor representar os pescadores filiados  da Colônia e amplia os espaços de luta para levarmos as nossas reivindicações  e ampliação dos nossos direitos ás entidades governamentais.
A filiação á UST é importante, por que defendemos que os pescadores se organizem como trabalhadores e exerçam sua participação no movimento sindical, conectados aos demais ramos de atividades.

 
 
 
 
Amambai - Mato Grosso do Sul

         
 
UST faz assembleia de fundação do Sindicato dos Vigilantes

A assembleia de fundação, realizada na sede da UST em Amambai - Mato grosso do Sul, contou com a presença do Presidente da UST - MS, Edilso, presente o Secretario Municipal Vilmar Cubas e trabalhadores do segmento na composição do Sindicato dos Vigilantes.  De acordo com a categoria, ficou decidido pela categoria à escolha da UST como sua Central Sindical. Na primeira assembleia foram realizados debates sobre questões significativas, o sindicato está sendo criado, filiado a UST, mostrando o interesse na representação dos interesses dos trabalhadores em estar filiada a uma Central classista.
Carlos Borges fala da importância da nova filiação, está fortalecendo a luta dos seus sindicatos filiados, e o interesse do sindicato em se filiar na fundação é importante pois, inicia com compromisso de luta com a classe dos trabalhadores, sejam bem vindos a UST.
 
 
 
SINTESP filia-se à UST
SINTESP- Sindicato dos Trabalhadores em Saúde Publica, Campo Grande – MS, oficializou a filiação à Central Sindical UST, por meio da assinatura da documentação de filiação, em reunião na sede do sindicato. A filiação à UST irá fortalecer a categoria que é estratégica para a nossa luta.  Edilso Vieira

Trabalhadores Haitianos reune com UST MS
 
UST do Mato Grosso do Sul, Edilso Vieira, reúne com o Trabalhador do Haiti para oferecer apoio e suporte para resolva o mais urgente a incerteza e estabilidade ao trabalhador Haitiano.
              
UST visita áreas indígenas em Mato Grosso do Sul.
UST– União Sindical dos Trabalhadores esteve em Mato Grosso do Sul em visita a aldeias indígenas de Sidrolândia-Ms, e conhecemos as lutas pela demarcação de terras e contra a miséria humana que está condenada pelo Governo Federal. O Presidente da UST , Carlos Borges, constatou graves violações de direitos humanos e cobram medidas urgentes para o fim da violência e a ampliação definitiva das terras indígenas em MS.
Declaramos apoio e solidariedade, assumido o compromisso de uma campanha de denúncias em nível internacional. Exigindo também do governo Dilma para que atenda todas as reivindicações dos integrantes da aldeia.
UST visita as Lideranças Sindicais dos Trabalhadores de Sidrolândia - MS
As Lideranças Sindicais dos Trabalhadores de Sidrolândia - MS e região receberam na última sexta-feira (30 de agosto de 2014) a visita do presidente nacional da Central Sindical, Carlos Borges, e o Presidente da UST - MS Edilson Vieira.  Ambos dirigentes foram recebidos pelos companheiros, a visita resultou em importante reunião entre as lideranças na qual diversos temas de interesse foram abordados, sobretudo foi tratado a luta dos companheiros  com um histórico de relevantes serviços prestados para a classe trabalhadora.  Segundo o presidente, a troca de experiências entre a militância é fundamental para o fortalecimento da central sindicais no Mato Grosso do Sul.
Repúdio à piada do Ratinho contra a população de Aquidauana - MS

O Presidente Ênio do  Sindicato dos Servidores de Aquidauana – MS, filiado UST,  declara repudio a piada  do apresentador Ratinho do SBT, contra o povo de Aquidauana e exige  direito de resposta e retratação publica.  Em cadeia nacional, o apresentador junto com seus compassas tem como objetivo e pratica do programa é escrachar  povo, agora foi a vez Aquidauana, fez piada desqualificado a população com insinuação sugestivo com o nome da Cidade.

UST Aquidauana


Ponta Porá - MS
UST visita assentamento e debate acesso
à produção rural

O Presidente Nacional da União Sindical dos Trabalhadores - UST, Carlos Borges, acompanhada do Edison Vieira, Presidente UST Mato do Grosso do Sul participaram, nesta sexta-feira (29 de agosto 2014), junto com as lideranças rurais, debateram uma agenda e visitou o assentamento Itamarati, município de Ponta Porá - MS, no sul do estado.
A atividade do Carlos Borges, recebeu demandas de assentados e acampados de reforma agrária nas regiões dos Itamarati. A demanta envolve infraestrutura e políticas públicas de inclusão social e produtiva para quem vive nas localidades. De acordo com o Presidente, a UST tem a defesa da política de acesso a infraestruturas de assentamentos e, por isso, as pessoas são impossibilitadas de continuar o desenvolvimento da localidade e de terem acesso ao recurso e qualidade de vida.
O Presidente da UST MS Edison, iniciou a implantação da UST de Ponta Pora, para que possamos atuar diretamente na organização sindical da região.

      
Sinprecam - Sindicato dos trabalhadores da Prefeitura de Aquidauana-MS filia-se à UST

 

Sinprecam - Sindicato dos trabalhadores da Prefeitura de Aquidauana importante sindicatos de trabalhadores, formalizaram filiação à UST, integram oficialmente o quadro de filiados da central sindical UST. A solenidade, para celebrar a filiação aconteceu na sede do sindicato, Prestigiaram o evento, o presidente da UST-Mato Grosso do Sul, Edilso. Passo importante que o sindicato esta dando, fortalecendo sua organização, ganhando musculatura para o debate vigoroso sobre funcionários públicos. O sindicato é uma instância permanente de debate e aperfeiçoamento das instituições e dos serviços dirigidos à sociedade. As transformações sociais das quais necessitamos, passam também pela atividade livre, responsável e permanente dos sindicatos, é fortalecer sindicatos e a luta do trabalhador.

.                                .